PUC-Rio
Auditório Padre Anchieta
30.10.2017

Círculo de Estudos da Ideia e da Ideologia é uma organização orientada pela renovação da ideia do comunismo hoje. Nem grupo de estudo, nem coletivo político, o Círculo investiga – à luz da filosofia e da psicanálise – as condições contemporâneas para a retomada da organização política como categoria fundamental da militância. Ao mesmo tempo, usamos nosso próprio coletivo como laboratório de práticas de organização, atuando também junto a frentes de luta, de modo a colocar os resultados de nossa pesquisa à prova.

O Programa de Pós Graduação em História Social da Cultura, do Departamento de História da PUC-Rio, iniciou suas atividades no ano de 1986, com o curso de Mestrado. A partir de 1998 teve início o curso de Doutorado, mantida a Área de Concentração em História Social da Cultura. A Área de Concentração foi pensada e definida, desde o primeiro momento do Programa, como um horizonte-temático em função dos denominadores comuns entre as reflexões dos docentes do Programa, pioneiro na definição da História Social da Cultura como traço mais geral de sua identidade. A reflexão sobre questões teóricas e historiográficas foi parte integrante da discussão dos temas comuns – cultura, história e arte -, bem como a valorização das abordagens historiográficas com perspectiva interdisciplinar.

O grupo de pesquisa Arte, autonomia e política alia o exame filosófico, teórico, histórico e crítico da arte em sua relação com a sociedade, marcado pelo desafio de uma autonomia que signifique não mera independência, mas vínculo livre de pensamento. Para tanto, dedicará atenção especial, mas não exclusiva, à tradição oriunda do materialismo histórico e da teoria crítica em autores como Walter Benjamin, Theodor Adorno, entre outros, e seus intérpretes mais atuais; à discussão história do regime estético da arte, desde as origens no Romantismo alemão no fim do século XVIII até as reflexões mais recentes de Jacques Rancière, por exemplo; ao pensamento artístico moderno e contemporâneo; e, também, à própria análise crítica e histórica de obras de arte, levando em conta inclusive as especificidade do cenário brasileiro. Tem como vice-líder o professor do Programa Sérgio Bruno Guimarães Martins e formado por pesquisadores de outros Programas de Pós-Graduação da PUC-Rio, dentre eles: Pedro Duarte de Andrade, Luiz Camillo Osório, Rafael Zacca Fernandes. dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0750758969081827